Dicas de lanchinhos saudáveis

Acabou o período de festas  (Natal, Reveillon e Carnaval) e agora não tem mais desculpas para não voltar a cuidar da saúde e da forma física! No consultório, uma grande porcentagem de pessoas que tenho atendido, declara que ainda não recomeçou a rotina de exercícios e ainda não conseguiu exterminar os quilinhos extra adquiridos desde o Natal. Bora dar um gás???!!!

Aqui algumas sugestões de lanchinhos para comer de 3 em 3 horas (em pequenas quantidades) e manter a energia e o metabolismo acelerado.

-       Frutas secas

-       Oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas)

-       Iogurte com granola ou com frutas vermelhas

-       Frutas frescas ou suco de frutas (variar bem)

-       Gelatina feita com gelatina incolor e suco de fruta (com suco de uva fica uma delícia)

-       Torradinhas com pastinha de soja temperada ou creme de ricota light

-       Torradas de Pão árabe com homus tahine (pasta de grão de bico)

-       Tapioca com ovo caipira mexido ou queijo e banana

-       Banana amassada com farelo de aveia e mel

-       Bolacha de arroz integral com geléia sem Açúcar (e sem adoçante)

-       Água de coco

-       Biscoito polvilho (versões mais naturais encontradas em lojas de produtos naturais)

-       Bananada sem Açúcar

-       Salada de frutas (opcional com granola)


Projeto salva a pele!

O carnaval ficou para trás e para muitos a rotina só agora volta ao normal. E como nunca é tarde para iniciar os cuidados com a pele, sugiro que se engajem num novo projeto: salva a pele! Depois muito sol, praia, noites mal dormidas e viagens de avião, está mais na hora de recuperar os estragos. Atenção especial para:

  • Melasma: são manchas castanhas que atingem preferencialmente mulheres, cujo o rosto é a região mais afetada. Relaciona-se com genética, exposição ao sol, hormônios (pílula anticoncepcional, gravidez), raios infra-vermelhos. Apesar de não ter cura, o tratamento pode trazer enorme benefício para o problema.
  • Acne/ poros abertos: a pele no verão tende a ficar mais oleosa. Nesse período de maior calor, alguns ácidos tem seu uso mais restrito. Agora, vale investir nos peelings, nos lasers sublativos e fracionados.
  • Rugas de expressão: há inúmeras opções eficientes para atenuá-las. Depois de uma avaliação, um plano de tratamento poderá ser bem elaborado para atenuar esses sinais dos bons anos vividos.
  • Olheiras: essas podem surgir por tendência familiar, tipo de anatomia do rosto, alergias, privação de sono, estresse, exposição ao sol, envelhecimento da pele. A luz intensa pulsada e o spectra são boas opções de tratamentos para deixar o olhar menos cansado

Não faça nenhum procedimento sem antes consultar seu dermatologista!

Beijos,

Ju


Dicas de como viajar de avião mantendo o viço da pele

Carnaval chegando, e para os que vão aproveitar esses dias de folia para viajar de avião, aqui vão dicas de como cuidar da pele nesse trajeto.
A umidade relativa do ar de dentro da cabine do avião é baixa, e essa secura é semelhante a que acontece durante um verão muito quente ou num inverno rigoroso. Nas viagens mais longas, há outros fatores que afetam o viço da pele: menor movimentação das pernas (piora a circulação), o comprometimento do sono, fuso horário e refeições com menos nutrientes.

DICAS DE COMO VIAJAR DE AVIÃO MANTENDO O VIÇO DA PELE

1) Evite o excesso de álcool e de cafeína a bordo

2) Beba bastante água

3) Coloque o hidratante na sua bolsa de mão e o aplique assim q sentar em sua cadeira

4) Use produtos que você já está acostumada, e nada de tentar um creminho novo na viagem

5) Aplique hidratante nos lábios

6) Evite usar maquiagem, principalmente mascara de cílios


Ômega 3, o queridinho já a algum tempo…

O Ômega-3, presente no óleo de peixe, linhaça, em peixes gordurosos como sardinha, salmão, arenque, cavala e oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas), é uma substância que faz muito bem ao organismo. Cada vez mais ele tem se tornado presente na vida de pessoas que procuram uma melhora na qualidade de vida.

Benefícios do Omega3:

- Importante para funções cerebrais (memória, concentração, humor e desempenho)

- Prevenção de doenças cardiovasculares

- Melhora do quadro de doenças inflamatórias, como por exemplo artrite reumatóide

- Afina o sangue (evita a formação de coâgulos (trombose) e depósitos de gordura (aterosclerose) no sangue)

- Controle do LDL colesterol (colesterol ruim)

- Melhora a atuação da insulina nas células, facilitando sua tarefa de converter o açúcar em energia, evitando assim, o acúmulo de energia em forma de gordura e evitando o diabetes.

- Saciedade

- Melhora o sistema imunológico

Experiência pessoal: Para garantir o consumo, eu tomo 1 cápsula de óleo de peixe, diariamente junto com uma refeição. Normalmente trago dos EUA o Omega 3 da Nordic Naturals que eu acho maravilhoso, pois o óleo é retirado do salmão de águas geladas e profundas da Noruega e seu poder antiinflamatório é bem alto. Lá você  encontra facilmente para comprar na Vitamin Shop que tem muitas filiais espalhadas por todo lugar. No Brasil, uma marca boa é o Lin Fish que vc encontra em lojas de produtos Naturais.


Conheçam os riscos do Xampu para uso veterinário que promete acelerar o crescimento dos cabelos

Excelente matéria do jornal “O Globo”, feita pela repórter Claudia Amorim, alertando sobre os riscos de tratar queda de cabelo com xampu para crina de cavalos.

Olhem o link: http://ela.oglobo.globo.com/beleza/apesar-do-risco-xampu-para-crina-de-cavalo-vira-febre-entre-quem-quer-que-cabelo-cresca-rapido-11620233

Aqui, alguns trechos da matéria:

A dermatologista Juliana Neiva explica que é importante fazer um diagnóstico exato e que a correção de uma possível falta de vitamina deve ser feita de outro jeito:

— Essas queixas exigem uma avaliação mais completa, e, caso exista um déficit de vitamina, o problema deverá ser tratado com reposição por via oral, prescrito pelo dermatologista.

O  Monovin A não tem registro da Anvisa para uso humano.

Dica caseira que faz bem para o cabelo:

Vinagre: “Adoro a receita caseira de vinagre de maçã orgânico diluído em água. Fazer o último enxágue, depois do xampu, com essa mistura deixa os cabelos com um brilho muito bonito”, diz Juliana Neiva.

Leia mais sobre esse assunto em http://ela.oglobo.globo.com/beleza/apesar-do-risco-xampu-para-crina-de-cavalo-vira-febre-entre-quem-quer-que-cabelo-cresca-rapido-11620233#ixzz2tbDgstNN
Copyright © 2013 O Globo S.A.


Tatuagem: o que fazer em caso de arrependimento

Atendo muitos pacientes que se arrependeram de terem feito tatuagem e que gostariam que houvesse uma maneira fácil de removê-la. Isso vai de acordo com a literatura médica mundial. Uma pesquisa recente realizada na Inglaterra mostra que cerca de 30% das pessoas se arrependem de terem feito esse procedimento e que os homens são duas vezes mais propensos que as mulheres a sofrer tal arrependimento.

Para fazer a tatuagem, a tinta é aplicada na derme, que é a camada intermediária da pele. Danos superficiais na pele geralmente curam com pouca ou nenhuma sequela. No entanto, quando as camadas mais profundas da pele são danificadas (caso da tatuagem) , o tecido pode não reparar-se sem deixar cicatrizes . Este é um ponto importante a considerar antes de fazer uma tatuagem.

O laser é o método mais eficiente para remoção de tatuagem. Ele pode eliminar uma tatuagem , visando o pigmento. O laser usa a tinta da tatuagem como alvo, fragmentando o pigmento. A explosão e a destruição da tinta aciona o sistema imunológico para entrar e limpar as manchas , levando a tinta com ele. Tatuagens profissionais tendem a usar uma tinta de qualidade superior e em maiores quantidades , o que torna a remoção da tatuagem completa difícil. Portanto, percebemos que muitas vezes uma sombra do tatuagem permanece mesmo após tratamentos a laser extensas ou repetidas.

Tintas de tatuagem mais recentes foram desenvolvidos que são projetados especificamente para ser bons alvos para o laser. O laser é mais facilmente capazes destruir esses pigmentos e, a tatuagem pode ser removida por completo, sem qualquer cor residual. Você pode querer perguntar ao seu tatuador sobre esta tinta antes de começar sua tatuagem.

Se você decidir remover sua tatuagem , faça uma consulta com um dermatologista credenciado, que tenha experiência com a remoção de tatuagens a laser . Perceba que as tintas de cores diferentes requerem múltiplos tratamentos ; tintas pretas e vermelhas são mais fáceis de remover. A maioria dos pacientes precisa de vários tratamentos ao longo de um período de meses para remover completamente uma tatuagem, dependendo da cor e tamanho da tatuagem e sua cor da pele .

Tenha em mente que a remoção de tatuagens a laser é processo demorado e dispendioso. A maioria das pessoas precisa de várias sessões ao longo de meses. Mesmo assim, algumas tatuagens nunca são completamente removidas.


Filtro solar e uso na água

Nesses meses de verão, a ida a piscina e praia é mais frequente, e comumente ficamos horas aproveitando essas atividades tão prazerosas. Entretanto, para a pele, esse hábito pode não ser tão saudável.
Não existe um filtro solar (mesmo com FPS maior que 30), que seja a prova d´água. O que analisamos é a sua resistência na água-pode ser de 40 ou 80 minutos. São proibidos os termos  prova d’água ou à prova de suor.
Importante é não esquecer de escolher um filtro com amplo espectro de proteção anti UVA e anti-UVB e reaplica-lo a cada hora de exposição.

Fruta ou suco para emagrecer?!

Para quem quer emagrecer é melhor consumir a fruta natural do que tomar sucos. Isso porque o suco acaba levando muita fruta e perde grande parte das fibras ao ser liquidificado ou espremido. Por exemplo: Um copo suco de laranja ou tangerina leva umas 4 unidades da fruta. Se você fosse comer a fruta,  4 unidades seria muito, mas sendo suco vc bebe em 4 goles, facinho… Um suco de melancia leva ¼ de melancia, esse então a gente bebe em 3 goles…

O ideal mesmo para quem quer perder peso é tomar sucos de limão, maracujá que são frutas que quase não tem calorias (e claro que não adoçar com açúcar!). Tem o suco verde também que geralmente recomendo bater no liquidificador ao invés de fazer na centrífuga (que elimina as fibras), e este dá para fazer com somente 1 maçã, água de coco ou água filtrada, couve, gengibre e normalmente ainda adiciono uma fibra como linhaça e Chia.


Queimaduras de sol, como minimiza-las

Essa dica é para quem deu uma se expos ao sol e  esqueceu de usar o protetor solar (ou não reaplicou o suficiente), e agora está com a pele vermelha, ardendo ou descascando.
Infelizmente, o dano na pele está feito, mas podemos minimizar o desconforto!
  • Banhos gelados
  • Compressa de chá-de-camomila
  • Spray de Água termal
  • Loções ou cremes que hidratem e que também tenham efeito calmante. Escolham os que contenham aloevera, calamina ou mentol
  • Gel com base siliconada pode ajudar na reparação de bolhas
  • Tomar vitamina C e E para combater os radicais livres provenientes da exposição UV
  • Aumentar a ingestão de água
Prevenir é fundamental: uma queimadura com bolhas dobra o risco de melanoma – lembre-se de obter um exame de pele anual por um médico e realizar um auto-exame uma vez por mês para detectar sinais de alerta precoce de carcinomas e melanoma maligno. Procure por um novo crescimento ou qualquer alteração da pele.